Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca entrega do Jardim Heleno Quitéria; loteamento é indenização para famílias que tiveram suas casas desapropriadas na Vila Contente
17/04/2023 09h38

O prefeito Anderson Prado realizou a entrega dos 28 lotes residenciais do Jardim Heleno Quitéria no último sábado, 15 de abril. A entrega de escrituras e do loteamento é a última etapa do acordo firmado entre o Poder Público e os ex-moradores da área de risco da Vila Contente, atingidos pela enchente em 2016, e que aderiram ao processo de desapropriação de seus imóveis de forma amigável. O loteamento fica localizado ao lado do Jardim Primavera e foi entregue com toda a infraestrutura de água, esgoto, iluminação e asfalto.

A cerimônia contou com a presença dos ex-moradores da Contente e seus familiares, do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, cujos pais Heleno e Quitéria emprestam o nome ao loteamento, secretários municipais, servidores da Secretaria de Assistência Social, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete e do diretor do CMPF, Antonio Paulo Antunes, da vice-presidente da Câmara, Andreia Martinelli Zaratini, representando o Poder Legislativo, dos vereadores Damião Augusto Xavier de Oliveira, o professor Guto, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, Valdivino Miguel, e Luiz Gonzaga da Silva, o Luizinho do Açougue. Também compareceram representantes da sociedade Civil, como o presidente da Acilpa, Toni Anderson Diegoli, e a presidente do Conselho Municipal das Mulheres e do Fundo Social de Solidariedade, Adriana Lenci, e o prefeito de Borebi, Anderson Pinheiro de Goes, o Chiquinho.

Para as famílias que aceitaram, o acordo de desapropriação foi a solução definitiva contra os problemas de desapropriação. Segundo lembrou o secretário de Assistência Social, Ney Góes, o problema das enchentes é enfrentado pelo menos desde 1976. “Se tivessem sido tomadas as medidas que o prefeito Anderson Prado adotou antes, nós não teríamos esse problema atualmente. Daqui a algum tempo, veremos aqui casas, comércios, edículas, isso vai florescer de vida. Mas independente disso, o mais importante é a tranquilidade de dormir em paz, sem ter que acordar de madrugada para retirar os móveis de casa, que vocês já conquistaram. É um pedaço de terra que traz paz. Parabéns a todos vocês. Essa conquista ninguém tira”.

O prefeito Anderson Prado justificou a escolha do nome do loteamento, em homenagem aos imigrantes nordestinos Heleno Joaquim da Silva e Maria Quitéria da Silva, casal que chegou em Lençóis Paulista em 1977, vindo de Cupira, interior do Pernambuco, como forma de homenagear todos os nordestinos que vieram para cá. O primeiro lugar que a família fixou residência foi na Vila Baccili, área de risco de inundações da qual saíram diversas famílias que aderiram ao acordo de desapropriação.

“Que honra a minha poder prestar essa homenagem, nesta manhã tão linda. O Manezinho não me pediu que eu fizesse nenhuma homenagem a seus pais, em nenhum momento. Mas prestar essa homenagem para mim é honrar a família nordestina, que veio para trabalhar nas lavouras de cana, trabalhar na pecuária, que veio transformar nossa realidade, mas que muitas vezes foi vítima de preconceitos. Eu honro esse povo poderoso do Nordeste brasileiro, que veio para Lençóis construir a própria família. Eu quis homenagear todo esse povo através do senhor Heleno e da senhora Quitéria, que com todo o amor, trabalho e caridade, entregaram para a cidade mais do que o Manezinho, que é o nosso vice-prefeito. Entregaram um embaixador de Lençóis Paulista, que na Assembleia Legislativa, na Câmara, no Senado, nos Ministérios, é mais conhecido que o próprio prefeito e os ex-prefeitos”, disse o prefeito Anderson Prado.

“Só tenho agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui, a toda minha família, à Silvana, minha futura esposa e mãe da minha filha, Maria Alice, aos amigos, e ao Prado, que se revelou um grande parceiro e um grande amigo. E também das pessoas, dos secretários e servidores, vereadores, que tornaram possível tudo isso. Eu sinto muita saudade dos meus pais, pessoas maravilhosas, que acolhiam e recebiam a todos. Nós fomos criados com muita dificuldade financeira. Meus pais não puderam deixar bens para os filhos, pagar uma faculdade, mas deixaram o que há de mais valioso, que é o respeito e a humildade. Gratidão eterna pelo que estão fazendo pela minha família e por todos os nordestinos, que saíram de sua terra para ajudar Lençóis Paulista e todo esse interior, não apenas no seu desenvolvimento econômico, com o trabalho, mas com a nossa cultura, com a culinária e com a nossa alegria”, agradeceu Manezinho.

“Hoje é um dia de festa, dia de alegria. Hoje o Manezinho e toda a família do senhor Heleno e da dona Quitéria estão recebendo esta justa homenagem. Parabéns ao governo municipal e ao prefeito Anderson Prado por honrar a família nordestina. É um orgulho fazer parte dessa administração”, comentou a vereador Andreia Martinelli Zaratini, representando a Câmara de Vereadores.