Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde inicia distribuição de fraldas para idosos e acamados
11/04/2023 11h46

Secretaria de Saúde inicia distribuição de fraldas para idosos e acamados

A Secretaria de Saúde inicia o atendimento a idosos, acamados e pessoas com baixa modalidade, que se enquadram nos critérios sociais do Programa de Distribuição Gratuita de Fraldas Descartáveis (PDGFD). Pelo programa, os beneficiários vão receber até 120 unidades de fraldas descartáveis por mês. Os pedidos podem ser encaminhados via unidade de saúde de referência dos pacientes.

“Após aprovação pela Câmara de Vereadores e da minha sanção do projeto como prefeito, iniciamos mais um programa que é a responsabilidade social com a dignidade das pessoas mais necessitadas. Acredito que é compromisso do gestor, não só o fornecimento gratuito de medicamentos, mas também de produtos, serviços ou equipamentos indispensáveis ao tratamento”, justifica o prefeito Anderson Prado.

As fraldas descartáveis poderão são fornecidas à pessoa idosa acamada e à pessoa com deficiência física, mental ou neurológica, a partir dos três anos de idade, com mobilidade reduzida, acometidas de incontinência urinária e/ou fecal, disfunção neuromuscular da bexiga ou outra incontinência urinária ou cólon neurogênico, associados a diagnósticos como Alzheimer, Parkinson, Paralisia Cerebral, entre outras condições.

“Este é mais um gesto solidário da administração municipal, conferindo dignidade e melhores condições de vida e de saúde para a população que mais precisa”, destaca o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Para participar do programa, é necessário comprovar residência em Lençóis Paulista há pelo menos dois anos, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou receber o benefício de prestação continuada – BPC e comprovar a necessidade por relatório médico. As pessoas que se enquadram no perfil do programa podem procurar a unidade de saúde de referência para encaminhamento.