Você esta em: Home / Notícias / Programa Cidade 10 chega a 10 mil chamados finalizados em março
04/04/2023 15h38

Programa Cidade 10 chega a 10 mil chamados finalizados em março

Canal de WhatsApp recebe notificações de problemas enviados pelos munícipes

O Programa Cidade 10, canal criado para resolver problemas mais rapidamente, chegou a 10 mil chamados finalizados, ou seja, relatos de problemas que foram encaminhados para as secretarias responsáveis e que tiveram resolução. A marca foi atingida no dia 9 de março.

Os principais problemas relatados, desde que o programa foi lançado em 2018, são referentes a lâmpadas queimadas e mato alto, totalizando quase 70% dos chamados. Também são frequentes reclamações sobre buracos em ruas e avenidas e lixo descartado irregularmente. O mês de março fechou com 10.206 chamados finalizados (veja tabela abaixo). “Quando pensamos em um canal em que a população pudesse relatar problemas de interesse público, optamos por um canal de WhatsApp, por ser muito acessível, praticamente todas as pessoas têm instalado no telefone. Nós queremos a participação dos lençoenses no cuidado e manutenção da cidade. Mesmo com um bom quadro de servidores, é impossível para nossas equipes identificarem todos os buracos na rua, todas as lâmpadas queimadas, os utensílios descartados irregularmente. Mas a população organizada, através de um canal específico, contribui, e a responsabilidade passa a ser de todos. Fico muito feliz em ver a participação popular e o sucesso do canal, com 10 mil chamados solucionados”, destacou o prefeito Anderson Prado.

O programa Cidade 10 é um esforço multisetorial. Mais de 90% das solicitações, desde que o programa foi lançado em 2018, são resolvidas pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Motomecanização. As demais dizem respeito à Secretaria de Saúde e ao SAAE. A Secretaria de Tecnologia da Informação é responsável pela atualização da plataforma.

Por meio do WhatsApp, os munícipes podem enviar suas reclamações sobre mato alto, buracos em ruas e avenidas, lixo descartado irregularmente, postes com lâmpadas queimadas, postes com luzes acesas durante o dia, vazamentos de água em áreas públicas, focos de dengue, bueiros entupidos, entre outros.

COMO RELATAR UM PROBLEMA

Para enviar uma reclamação ao Cidade 10, é necessário cadastrar em seu celular o número do Cidade 10 que é o 3269 7010, como você costuma cadastrar um novo contato de WhatsApp.Depois, basta entrar no aplicativo de mensagem, procurar na lista de contatos o Cidade 10 e mandar sua mensagem. Além da descrição do problema ou ocorrência, o cidadão deverá mandar uma foto e seu endereço ou localização GPS, que o próprio WhatsApp oferece. Depois de abrir um chamado, sua reclamação será cadastrada num sistema interno, que foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação especialmente para o programa, e que vai distribuir a demanda para o setor responsável por verificar e solucionar o problema. Assim que a demanda for cadastrada, o cidadão receberá um número do protocolo e uma data para a resolução. Com esse número em mãos, ele pode acessar o endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br/cidade10 e verificar o andamento de sua solicitação.

CHAMADOS FINALIZADOS (de junho de 2018 a março de 2023)

Iluminação (lâmpada queimada) – 3.668

Mato alto – 2.976