Você esta em: Home / Notícias / Obras da 25 de Janeiro iniciam na segunda, dia 3 de abril; projeto inclui implantação de rede de água, esgoto, galerias e recape
31/03/2023 09h17

25 de Janeiro vai ser totalmente recuperada

A Prefeitura de Lençóis Paulista e o SAAE iniciam na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, as obras da Avenida 25 de Janeiro. A obra incluirá melhorias na rede de drenagem pluvial, substituição da rede de distribuição de água e de esgoto antigas e execução da reabilitação do pavimento. A obra será feita quadra por quadra e, por isso, os motoristas devem ficar atentos às interdições e até mudanças de trânsito temporárias na região central da cidade.

O projeto envolve o SAAE e as secretarias de Obra e Infraestrutura, Planejamento e Urbanismo, Secretaria de Segurança Pública, responsável pelo Setor de Trânsito, além do Gabinete do Prefeito. Os trabalhos devem se estender por até 12 meses, dependendo das condições do tempo. A estimativa orçamentária para execução de toda a obra (substituição das redes, implantação da rede de drenagem e pavimentação) é de R$ 4,2 milhões, sendo R$ 3,6 milhões de investimentos da Prefeitura e R$ 600 mil do SAAE.

Por questões técnicas e de logística, visando causar menor impacto no trânsito e linhas de transporte público neste momento, a obra será iniciada na quadra compreendida entre as ruas Coronel Joaquim Anselmo Martins (Museu) e Raul Gonçalves de Oliveira, e seguirá na direção da rotatória da Avenida Papa João Paulo II. Após a conclusão desse trecho, a obra será retomada na Avenida Nove de Julho e segue até o seu ponto de início, a quadra do Museu. Depois da implantação das redes de água e esgoto e galerias, será feita reabilitação da via, com substituição da base de grande parte da avenida.

Em relação ao trânsito, a partir de segunda-feira, haverá interdição da 25 de Janeiro na quadra onde está o Museu Alexandre Chitto. Para melhorar o fluxo, será feita alteração no sentido da Rua Raul Gonçalves de Oliveira, no trecho entre a 25 de Janeiro e a XV de Novembro. As alterações serão devidamente sinalizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito. As mudanças de sentido e interdição de ruas serão constantemente informadas nas redes sociais da Prefeitura, de acordo com a necessidade.

A partir da segunda-feira também passam a vigorar as alterações nos horários e linhas do transporte público. Os usuários podem conferir as mudanças no site, através do link: www.lencoispaulista.sp.gov.br/transportepublico.

“Nós entendemos que a recuperação da 25 de Janeiro é uma reivindicação antiga dos lençoenses, assim como a pavimentação da 28 de Abril, avenida Osaka, avenida Prefeito Jácomo Nicolau Paccola, além de outras vias de grande fluxo que já foram feitas no nosso governo. Mas para realizarmos a pavimentação desta via, é necessária uma grande intervenção, tanto por parte do SAAE quanto da Secretaria de Obras, para adequação da rede de distribuição de água, de coleta de esgoto e das galerias de drenagem de acordo com a realidade de nossa cidade hoje. Trata-se de um projeto complexo e que deverá se estender pelos próximos meses, por isso contamos com a compreensão da população”, reforça o prefeito Anderson Prado.

A obra começa a ser realizada a partir do mês de abril e segue durante os meses subsequentes por ser um período de menor incidência de chuvas. Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Emanuel Fidelis Serutti, as equipes realizaram um estudo macro para adequação das galerias de drenagem para águas pluviais e compatibilização com as redes de água e esgoto. “É fundamental garantir uma estrutura com capacidade para escoar e amenizar o problema de drenagem no trecho da via onde será executado a rede com uma extensão aproximada de 560 metros, para posteriormente executar a reabilitação do pavimento”, explicou.

Já a projeção da equipe do SAAE prevê a substituição de aproximadamente um quilômetro da rede de água e seus ramais e de aproximadamente 600 metros da rede de esgoto. “Esse projeto é, sobretudo preventivo, e muito importante com relação à distribuição de água e tratamento de esgotos. Melhorando nossa rede, estamos atuando para eliminar vazamentos e perdas, e, consequentemente diminuindo a necessidade de reparos em ruas. Além disso, também vamos reduzir o risco de retorno de esgoto em domicílios e estabelecimentos comerciais. Estamos investindo em sustentabilidade”, avalia o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete.

PROGRAMAÇÃO

O trabalho vai ser feito de forma escalonada, e será dividido por quadras, para minimizar os impactos na circulação de veículos e o comércio. Devido à complexidade da obra, a estimativa é que o trabalho de drenagem, substituição das redes de água e seus ramais, além da rede de esgoto, leve pelo menos um mês para ser concluído em cada quadra.

Além do trabalho coordenado das secretarias e do SAAE, esta obra envolve uma extensa logística e alterações de trânsito, lembrou o secretário de Planejamento, Anderson Silva Buratto. “Mas o resultado será satisfatório. Teremos uma Avenida 25 de Janeiro mais segura e acessível, tanto para condutores quanto para os pedestres”.