Você esta em: Home / Notícias / Servidores da Educação participam de Cerimônia de Abertura do ano letivo
03/02/2023 14h49

Servidores da Educação participam de Cerimônia de Abertura do ano letivo

Profissionais da educação participaram de evento nesta quinta-feira, 2

Profissionais da Educação que atuam na Rede Municipal participaram da Cerimônia de Abertura do Ano Letivo, nesta quinta-feira, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. As aulas do primeiro semestre de 2023 começam na segunda-feira, 6. Os profissionais foram recepcionados pelo prefeito Anderson Prado e pelo secretário de Educação, Railson Rodrigues. Depois tiveram palestra com a professora Andréa Patapoff Dal Coleto. Também participaram da cerimônia a vereadora Irani Gorgônio, representando a Câmara, e a consultora pedagógica do sistema de ensino Aprende Brasil, Ana Paula Carvalho.

O secretário de Educação, Railson Rodrigues deu as boas-vindas aos servidores e ressaltou a ampliação do quadro com a contratação de psicólogos e assistentes sociais, neste momento pós-pandemia. “Iniciamos um projeto de longo prazo para que possamos atender de forma mais ampla a nossa rede. O cuidado com a saúde, principalmente mental, é uma preocupação constante da Secretaria de Educação. Nós retomamos depois de tanto tempo online, de tantas inovações, improvisos, aprendizados. Voltamos no formato presencial, como aconteceu em 2022, mas em contato com famílias adoecidas, com crianças vítimas de famílias adoecidas. E temos que lidar com isso. Vocês são linha de frente e estão lidando com essas crianças, com os seus déficits, e temos que estar na retaguarda, dando apoio. Estamos atuando no intuito de fornecer a base para vocês, tentando de todas as formas fazer o melhor. Assim como a missão da educação é edificar o futuro de crianças e adolescentes. E temos feito isso muito bem. Mas a meta e a missão é que façamos cada vez melhor”, lembrou Railson.

Já o prefeito Anderson Prado reforçou os projetos de valorização dos servidores e destacou a importância dos profissionais de Educação na formação cívica e profissional. “Ser educador é ser técnico, é ter amor, mas é principalmente olhar para as pessoas. E eu estou olhando para vocês, porque sei que vocês olharam por mim e por nossas crianças. Que tipo de professor ou professora vocês querem gerar de lembrança na memória das crianças? Vocês lembram da sua primeira professora, da segunda professora? Eu me lembro delas e de muitas outras. Talvez vocês não façam ideia do que as professoras significaram na minha vida. Elas mudaram a minha vida e me deram a condição de estar prefeito da cidade. Magistério é amor. Professor é sinônimo de amor. Educação é sinônimo de amor. Quando as crianças passam pelo meu Gabinete e eu falo da importância das professoras, da importância das escolas, é porque eu sei que quando as escolas forem novamente abertas e as crianças chegarem, vocês vão se deparar com todo tipo de alegria e de tristeza, com todo tipo de passado e todo tipo de presente, com a missão de fazer na vida daquelas crianças, mas principalmente naquelas que vocês detectarem as tristezas, as violências, o que aquelas professoras fizeram na minha vida. Trago à luz a minha história pessoal de vida para que vocês tenham consciência de que o prefeito em exercício sabe o que significa uma escola, uma professora, uma diretora, uma sala de aula, na vida de uma criança que precisa. Quero terminar meu mandato em 2024 deixando o meu muito obrigado, reconhecendo e valorizando da forma que vocês merecem. Agradeço a cada um de vocês. Que as crianças depositem com aqueles olhinhos brilhantes o combustível essencial à vida: a felicidade, o amor e a esperança. Eu conto com vocês. Lençóis conta com vocês. O futuro conta com vocês! Que Deus proteja e abençoe, sempre”, agradeceu o prefeito Anderson Prado.

Depois dos discursos, a professora Andréa Patapoff Dal Coleto deu palestra sobre “As Competências Socioemocionais: conquistas para a boa convivência”. Andréa é graduada em Pedagogia, doutora em Psicologia Educacional, e atua na formação e aperfeiçoamento de professores e gestores da Educação Infantil.