Você esta em: Home / Notícias / Agentes comunitários farão busca ativa por criadouros do mosquito Aedes Aegypti
31/03/2022 15h32

Agentes comunitários farão busca ativa por criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Agentes vão passar nos imóveis a partir de segunda-feira, 4

Entre os dias 4 e 7 de abril, os agentes comunitários de saúde realizam busca ativa por criadouros do mosquito Aedes Aegypti, para compor a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). É imprescindível que a população permita a entrada dos agentes em suas residências.

A ADL é uma atividade de vistoria dos imóveis na cidade de forma amostral e que tem por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes, quais os principais tipos de criadouros, quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas.

Os agentes vão visitar residências em todos os bairros da cidade. A escolha das casas é feita por meio de sorteio, realizado pela internet no site da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias). Através da coleta das amostras, o município vai determinar o IB (Índice de Breteau), que mede a infestação do mosquito. O último IB, realizado em fevereiro, teve como resultado 1,2.

DENGUE E OUTRAS DOENÇAS

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue e outras doenças como a chikungunya e a zika.

Em 2022, Lençóis Paulista registrou dois casos de dengue, sendo um importado e um autóctone (transmissão dentro do município). Nos três primeiros meses, a Secretaria de Saúde recebeu 14 notificações. Quatro exames aguardam diagnóstico.

Como essas doenças são transmitidas através da picada do mosquito, a melhor alternativa é combater os criadouros. Para isso basta verificar quintais e até mesmo o interior das residências e eliminar recipientes que possam acumular água.