Você esta em: Home / Notícias / Palestra para profissionais da Educação marca retorno do ano letivo
02/02/2022 15h52

Palestra para profissionais da Educação marca retorno do ano letivo

Palestra falou sobre mudanças no sistema de ensino

Uma palestra voltada aos profissionais da Educação, realizada nesta quarta-feira, 2, marcou a abertura das atividades no ano letivo na rede municipal de Lençóis Paulista. O evento aconteceu no Teatro Municipal e reuniu apenas as equipes gestoras das unidades escolares. O conteúdo está gravado e será disponibilizado para todos os profissionais. As aulas presenciais retornam nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, de forma 100% presencial e com rigorosos protocolos sanitários.

Durante a abertura do evento, o secretário de Educação, Railson Rodrigues, mais uma vez agradeceu o trabalho dos profissionais durante a pandemia e reforçou a importância do aprendizado formal como ferramenta de desenvolvimento e transformação. “O nosso trabalho é ajudar a construir a personalidade, o caráter, a formar cidadãos, que serão os profissionais que vão construir o futuro da nossa Cidade, do nosso Estado e do nosso País. Nossa missão é transformar vidas, transformar realidades. A Educação é transformadora. Nós, que já sentamos num banco de faculdade, sabemos que ferramenta valiosa é a Educação. Vocês precisam continuar com essa missão, que tão bem vem realizando, e aperfeiçoar, sempre que possível”.

Em seguida os profissionais tiveram a palestra “Contextos da Escola do Século XXI – transdisciplinar e inter-relacional”, com a pedagoga e doutora em Psicologia Educacional, Andréa Patapoff Dal Coleto, que atua na formação e no aperfeiçoamento de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Não-Formal, realiza pesquisas e desenvolve trabalhos com ênfase na Avaliação da Qualidade da Educação Infantil.

“Falar de Educação é falar de transformação. E a palavra de ordem para o momento que estamos vivendo, em decorrência da pandemia, é adaptação. Nós tínhamos um problema e precisamos resolvê-lo. Para isso usamos o recurso da criatividade, da imaginação. O momento da reflexão que trouxe modificações no sistema de aprendizado”, explicou a palestrante.

VOLTA ÀS AULAS

As aulas nas escolas municipais de Lençóis Paulista retornam na próxima nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, de forma presencial, com 100% da capacidade. Nas creches do município, as aulas continuaram acontecendo de forma presencial durante os meses de dezembro e janeiro, também com 100% da capacidade, respeitando protocolos sanitários e de prevenção à contaminação pela Covid-19.

Os pais ou responsáveis que não se sentirem seguros para enviar os alunos ao ensino presencial deverão apresentar atestado médico, comprovando que a criança possui comorbidades ou indicação médica para iniciar o ano letivo de maneira remota. Cada caso será analisado de forma individualizada.

A Rede Municipal conta com aproximadamente 8.500 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e os profissionais da Educação já receberam a imunização da terceira dose da vacina contra a Covid-19. O município foi pioneiro em iniciar a imunização desse público, em 3 de junho de 2021.