Você esta em: Home / Notícias / Inscrições para oficina Documentários Domésticos seguem até 16 de agosto
13/08/2021 14h37

Inscrições para oficina Documentários Domésticos seguem até 16 de agosto

Inscrições seguem até segunda-feira, 16

Documentários Domésticos é um minicurso com 06 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltado para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras, DSLR’s, etc.).

A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa -respeitando as orientações de distanciamento social - utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.

O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos próprios participantes, será realizado um minidocumentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.

Cronograma: Encontro 01: -Breve introdução ao documentário. -Que modos de documentário existem? -Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico? -Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar? -Principais tipos de enquadramento no documentário. Encontro 02: -Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade, ajuste de branco, taxa de quadros, etc). -Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR. -Noções básicas de som. -Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um? -Como gravar entrevistas.

Encontro 03: -Preparando o material para a edição. -Noções básicas de edição. -Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes. Do encontro dois para o três, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado. Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.

A oficina é coordenada por Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragens “Ruinoso” e “Fora da Capital”. Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-documentarios-domesticos-com-lucas-gervilla1295845?token=3834769d604ef80c4bb76a28ee6e5647