Você esta em: Home / Notícias / Viveiro municipal: população pode receber ou doar mudas
06/08/2021 10h24

Viveiro municipal: população pode receber ou doar mudas

Viveiro municipal ajuda a preservar a biodiversidade da região

Com capacidade para produção e armazenamento de mudas, o Viveiro Municipal “João Romano”, que também pode ser chamado de “Espaço Muda”, disponibiliza espécies apropriadas e indicadas para arborização urbana, bem como mudas nativas ou frutíferas para recomposição de áreas ciliares, ações de reflorestamento e proteção de nascentes. O local também abriga as mudas de árvores e plantas ornamentais adquiridas pela Prefeitura para projetos próprios como as revitalizações, pomares comunitários e bosques urbanos em benefício do meio ambiente e da população.

Para a arborização urbana é doada uma muda por imóvel ou lote, para plantio no calçamento da via pública. Nas ações de recuperação de mata ciliar e reflorestamento para preservação de nascentes até 10 mudas nativas por proprietário.

Além da distribuição, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) também recebe doações dos munícipes que queiram contribuir com o Viveiro, com sementes ou até mudas de outras plantas, estabelecendo assim uma troca que permite a continuidade do processo de produção. O funcionamento do Viveiro Municipal está diretamente relacionado à ação de proatividade da diretiva 'arborização urbana', do Programa Município Verde Azul.

SERVIÇO

Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para retirar a requisição e em seguida retirar as mudas no viveiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h30 às 16h. O Viveiro Municipal está localizado no final do Parque do Povo, na Avenida Marino de Santis, 820, Jardim Itamarati.