Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente finaliza mês de junho com formação de novo pomar comunitário no Grajaú
30/06/2021 16h01

70 árvores, a maioria frutíferas, foram plantadas em área verde no Grajaú

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) encerrou o mês de junho com a formação de um novo pomar comunitário no Jardim Grajaú. O plantio ocorreu em área ao lado da creche Regina Paula Nicoletti Moretto. O plantio contou com a participação da equipe do CRAS que atende a região, da creche e de colaboradores da empresa Fortes Engenharia, que fez a doação de 15 mudas. A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preparou a área com roçada, e fez os berços das mudas, bem como acompanhou e orientou sobre o plantio. A atividade encerra a programação do Mês do Meio Ambiente.

Ao todo foram plantadas 70 árvores. Além das espécies frutíferas como romã, acerola, caju, manga, jaca, uva japonesa, goiaba, amora, limão, carambola e araçá, também foram plantados 22 ipês amarelos, definido pela Lei Municipal 5399/2020 como árvore símbolo de Lençóis Paulista.

Estas árvores vão beneficiar a comunidade, a biodiversidade e a cobertura vegetal do município, além de ser uma ação de educação ambiental com gestão participativa. A iniciativa também atende a diretiva de Arborização Urbana Diretiva do Programa Município Verde Azul.

Os pomares urbanos são uma iniciativa que teve início em 2017. Desde então, já foram formados mais de 20 pomares em toda a cidade, dando utilidade às áreas verdes em diversas regiões.