Você esta em: Home / Notícias / Cadastro informatizado do acervo da BMOL ultrapassa a marca dos 100 mil livros
09/08/2011 13h35

Cadastro informatizado do acervo da BMOL ultrapassa a marca dos 100 mil livros

No último sábado (06/08) o trabalho de cadastro informatizado do acervo da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” (BMOL) ultrapassou a casa dos 100 mil livros. O trabalho começou em 2002, quando foi detectada a necessidade de se ter um controle mais rigoroso e assertivo sobre as obras que compõe o acervo da Biblioteca. Desde então, a equipe da BOML vem cadastrando os livros em um sistema informatizado de forma ininterrupta.

Manutenção do Acervo

Em paralelo com o trabalho de informatização, o acervo da BMOL também foi crescendo. Estima-se que hoje, o acervo total é composto por aproximadamente 120 mil volumes, divididos entre o acervo circulante, acervo de referência e pesquisa, acervo de obras raras e o acervo infantil.

O acervo circulante é aquele que está à disposição dos consulentes para retiradas periódicas e é composto por aproximadamente 70 mil volumes, de todos os gêneros e que formam as coleções de obras autografadas, obras em braille, áudio livros, entre outras. O acervo circulante está dividido entre a Biblioteca e suas três ramais, localizadas nos bairros Maestro Júlio Ferrari, CECAP e Alfredo Guedes.

O acervo de referência e pesquisa é composto pelas enciclopédias e outras obras que não podem ser retiradas, mas podem ser consultadas no local.

O acervo de obras raras, por sua natureza, necessita de cuidados especiais de manuseio e conservação. Portanto, para que tais obras sejam preservadas por mais tempo, está acondicionado no Espaço Cultural “Cidade do Livro”. No local, as obras recebem cuidados de higienização, reparos e conservação, em um ambiente adequado à preservação. Para realizar uma consulta no acervo, é necessário observar uma série de procedimentos que tem por objetivo garantir uma maior sobrevida destas obras.

Eventos, doações e novas aquisições

Desde sua inauguração, há 50 anos, a Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” tem conseguido ampliar seu acervo de forma sistemática. Para conseguir este feito, a Biblioteca, sob a coordenação da Diretoria de Cultura, realiza periodicamente eventos, campanhas e projetos que tem como objetivo conscientizar e estimular as doações. Dentre estes podemos destacar o “Dia da Doação”, as “Feiras de Troca de Livros”, aquisições periódicas de títulos novos e o “Literalmente Rock”. Este último, um evento de música que tem por objetivo despertar o interesse pela leitura entre adolescentes e jovens. Como resultado concreto das duas edições já realizadas do Literalmente Rock, houve um aumento significativo pela procura de títulos sobre o rock e a música em geral.

Além das doações, o acervo da BMOL é mantido com a compra periódica de títulos. Para orientar as compras, é realizada uma pesquisa permanente junto aos usuários, que sugerem desde clássicos até os best-sellers da temporada.