Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente e ACC realizam ação para proteção de nascente
24/06/2020 13h13

Secretaria do Meio Ambiente e ACC realizam ação para proteção de nascente

O plantio na área do Boqueirão foi por parceria da Prefeitura, através da SAMA, com a Agro Cana Caiana

Na primeira quinzena de março, pouco antes do início do período de quarentena da Covid-19, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e a empresa Agrícola Agro Cana Caiana (ACC), de Lençóis Paulista, promoveram uma ação importante para recomposição da vegetação nativa no entorno de uma das nascentes do Córrego da Prata, afluente do Rio Lençóis. Do evento participaram a equipe organizadora com o representante da ACC, André Gilioli, bem como os colaboradores da empresa, que previamente prepararam os berços no solo para o plantio.

O interlocutor do Programa Município Verde Azul (PMVA), Helton Damacena de Souza, da SAMA, proferiu uma palestra orientativa sobre a importância das nascentes, bacia do Rio Lençóis e seus afluentes, e o contexto do PMVA. O plantio foi realizado no entorno de um olho d'água situado próximo a rodovia LEP-040, José Benedito Dalbém, região do Boqueirão, área rural do município. Foram cerca de 50 mudas nativas e frutíferas, produzidas no Viveiro Municipal “João Romano” e fornecidas pela SAMA, sendo variadas espécies, dentre elas Ingá-do-brejo, Embaúba, Sapucaia, Pau-formiga, Pau-ferro, Ipês, Aroeira, Angico, Cedro, Goiabeira, Amoreira e Pitangueira, entre outros.

As ações em parceria da Prefeitura, através da SAMA com a agrícola Agro Cana Caiana ACC, já ocorrem há vários anos por meio de palestras ambientais e ações de campo. No ato, todos puderam contribuir com o reflorestamento da área de proteção em um solo bastante úmido, típico do entorno de afloramento de nascentes, e darão manutenção para o desenvolvimento da mata ciliar. A ação segue ainda cronogramas anual e plurianual, e deve envolver outras empresas agrícolas e proprietários rurais a longo período, com o objetivo de abranger grande parte das nascentes da bacia do Rio Lençóis, mantendo-as protegidas ou recuperando-as. Os resultados são apresentados em relatório que contabiliza pontos na diretiva “Gestão das Águas”, do PMVA – ciclo 2020.