Você esta em: Home / Notícias / Ações educativas marcam o mês da água em Lençóis Paulista
13/03/2020 15h19

Ações educativas marcam o mês da água em Lençóis Paulista

Alunos aprendem sobre o Rio Lençóis no Parque do Paradão

O Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, movimenta as ações de educação ambiental no município. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) prepararam ações para todo o mês.

Na educação ambiental, com o público escolar, os alunos da Etapa II visitam o centro de Educação Ambiental no Parque do Povo; e os alunos dos 4º anos (fundamental I) participam do programa “Aprendendo com a Natureza”, com visitas ao parque do Paradão; Fonte do Peixinho, para entenderem sobre água subterrânea; Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE e Nascente Municipal Modelo. Ainda durante o mês, ocorrem dois eventos para plantios de mudas nativas com foco em proteção de nascentes, em parceria com empresas agrícolas de Lençóis Paulista. No dia 18, a parceira será da ACC Agro Cana caiana, e no dia 24 a PHD Cana. Já os alunos dos 6º anos (fundamental II) e grupos da comunidade prosseguem com visitas a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do SAAE, como premissa de educação ambiental da diretiva “Esgoto Tratado” do Programa Município Verde Azul.

No sábado, 21 de março, acontece mais uma ação no âmbito não formal, voltado a público específico, para que também participem de palestras sobre o tema “Água”, ações práticas de uso racional da água, visitação ao Centro de Educação Ambiental e Nascente Municipal Modelo.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, foi criado o Dia Mundial da Água. A data foi estabelecida em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre o tema. Em Lençóis Paulista também foi criada a Lei nº 3.976/2009, específica para as datas comemorativas do Meio Ambiente, que inclui o dia 22 de março como Dia Mundial da Água.

Cronograma do mês da água – março/2020

06/03 – Visita à ETE/ Lençóis Paulista e Alfredo Guedes,

11/03 – Visitas ao Centro de Educação Ambiental,

12/03 – Visita ao Parque do Paradão, SAAE e Nascente Modelo,

13/03 – Visita ao Parque do Paradão, SAAE e Nascente Modelo,

17/03 – Visita ao Centro de Educação Ambiental,

18/03 – Plantio de mudas em área rural com a empresa agrícola ACC Agro Cana caiana,

21/03 – Ações com parceria da JM Empilhadeira,

22/03 – * Dia Mundial da Água,

24/03 – Plantio de mudas em área rural com empresa agrícola PHD Cana,

25/03 – Visitas ao Centro de Educação Ambiental, e

26/03 – Visita ao Parque do Paradão, SAAE e Nascente Modelo.