Você esta em: Home / Notícias / Coordenadoria de Proteção Animal divulga balanço de ações
17/01/2020 14h06

Coordenadoria de Proteção Animal divulga balanço de ações

Feirinha de Adoção de cães e gatos acontece todo último domingo de cada mês, na Concha Acústica

O cuidado com cães e gatos, desde 2017, tem sido um dos focos do Governo Municipal de Lençóis Paulista. A Coordenadoria de Proteção Animal, órgão criado em 2017 para tratar das questões da causa animal, divulgou, essa semana, um balanço de sua atuação nesses três anos. Durante o período, foram realizadas 2.817 castrações de cães e gatos (machos e fêmeas), 718 resgates de animais doentes nas ruas, 4.983 consultas veterinárias e quase 500 animais já foram adotados.

“Estes são números importantes, que precisam ser conhecidos pela população para que o trabalho em prol da causa animal seja reconhecido. A própria criação de uma área específica dentro do Governo Municipal foi, por si só, uma ação importante para reunir os serviços e para criar políticas públicas voltadas à causa animal. A Coordenaria de Proteção Animal hoje é referência regional nessa área”, declarou o prefeito Anderson Prado.

No dia 8 de dezembro de 2018, a Prefeitura Municipal inaugurou o Canil Municipal Natália Placca Ticianelli e o Gatil Municipal Isabela Placca Ticianelli. O projeto foi iniciado na gestão anterior, mas foi revisado e ampliado, para se adequar às necessidades da cidade. Foram investidos mais de R$ 600 mil na obra do canil que hoje é um dos mais bem estruturados da região. Com 555,38 metros quadrados de área construída, o local está preparado para receber até 151 animais, 96 cães e 55 gatos, capacidade 55% superior ao antigo canil, que funcionava no Jardim das Nações, próximo ao Terminal Rodoviário Pref. José Prado de Lima.

A estrutura conta com um pavilhão com 16 baias cobertas com capacidade para abrigar seis cães cada, todos com proteção contra chuva nas laterais e área cercada destinada ao banho de sol dos animais (solário); gatil coletivo; cinco baias de quarentena para isolamento de animais doentes (quatro para cães e uma para gatos); berçário, espaço para filhotes; depósito para ração e materiais de trabalho; e também um contêiner utilizado para a instalação da lavanderia, cozinha e área administrativa.

Já em 12 de janeiro de 2019, o Governo Municipal entregou o Centro Municipal de Atendimento Veterinário Ana Gabriela Toniolo. O Centro de Atendimento Veterinário disponibiliza consultas veterinárias, exames (leishmaniose) e cirurgias de castração. Os atendimentos veterinários são gratuitos e realizados por ordem de chegada, das 7h30 às 11h30, no centro localizado na Rua Cândido Alvim de Paula, 445, ao lado da Unidade de Saúde do Jardim Ubirama. Os agendamentos para castração também devem ser feitos no mesmo local, apenas no período da tarde, das 13h às 17h.

Outra ação mais recente da Coordenadoria de Proteção Animal, que é subordinada à Secretaria de Saúde Municipal, foi o lançamento do Programa Chip Animal. A medida visa realizar o controle populacional de cães e gatos, principalmente na área urbana, a posse responsável e evitar os maus-tratos e o abandono de animais, o que coloca em risco a saúde pública. O programa iniciou realizando a chipagem apenas de animais doentes e errantes recolhidos pelo canil ou que passaram pela cirurgia de castração através do serviço municipal, mas desde dezembro já está disponível para todos. Se você deseja chipar seu bichinho, basta se dirigir ao Centro de Atendimento Veterinário para agendar o procedimento que é rápido e indolor.

“Claro que é preciso reconhecer que existem ainda muitos desafios nessa área, mas é necessário valorizar todos os avanços que já foram realizados nessa área nos últimos três anos, desde a criação da Coordenaria de Proteção Animal”, avaliou Milena Montanholi Mileski. “E se você pode ajudar a cidade e a coordenadoria adotando um cão ou um gato de nosso canil, a feira de adoção acontece todo último domingo de cada mês, na praça da Concha Acústica. Todos os animais disponíveis para adoção já estão castrados e receberam todas as vacinas necessárias. É só cuidar e dar amor mesmo”, finaliza.