Você esta em: Home / Notícias / Ação educativa visa tornar pública a existência e funcionamento da ETE
20/11/2019 11h35

Ação educativa visa tornar pública a existência e funcionamento da ETE

Neste mês de novembro, os participantes das visitas técnicas são alunos da rede municipal de ensino

De acordo com premissa da diretiva “Esgoto Tratado”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) recebem em novembro visitantes para que conheçam o funcionamento do sistema de tratamento de esgotos de Lençóis Paulista. Essas visitas são monitoradas por técnicos da ETE/SAAE e educador ambiental da SAMA.

Especialmente no mês de novembro, os participantes das visitas técnicas são alunos da rede municipal de ensino, mais especificamente alunos dos 6os anos da EMEF “Lina Bosi Canova”, Jardim Ubirama, e uma turma da EMEF “Philomena Briquesi Boso”, do distrito de Alfredo Guedes. Ao longo deste ano, todas as turmas de 6o ano da rede municipal visitaram o Centro de Educação Ambiental do SAAE, localizado na Estação Elevatória de Esgotos, totalizando 316 alunos visitantes. Isso, além dos grupos formados por servidores públicos municipais ligados a área de saúde e meio ambiente, abrangendo assim a educação ambiental formal e não formal.

Tornar pública a existência e funcionamento da ETE é o foco da ação Verde Azul, que deve ser trabalhada de modo constante e ininterrupto ao logo dos ciclos ambientais, bem como buscar públicos de diferentes segmentos para que visualizem de perto todo o trabalho, desde a rede coletora, tratamento preliminar para remoção de resíduos sólidos, bombeamento e rede de recalque para condução do esgoto até as lagoas anaeróbica e facultativa, onde de fato ocorre o tratamento por um processo biológico para a remoção da carga de poluição, antes de devolver o efluente tratado ao Rio Lençóis.

Na rede de esgotos não se deve ligar águas de chuvas, nem descartar resíduos sólidos ou óleo usado de cozinha, que pode pôr em risco todo o sistema.

O saneamento básico envolve principalmente o tratamento e distribuição de água, tratamento de esgotos, gestão adequada dos resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, de modo a preservar os recursos hídricos e o meio ambiente, bem como garantir qualidade de vida e saúde a toda a população, conforme o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Para agendamento de visitas na ETE de Lençóis Paulista basta protocolar o pedido junto ao SAAE. As visitas a partir do mês outubro de 2019 já somam ações para o ciclo 2020 do Programa Município Verde Azul.