Você esta em: Home / Notícias / Equipe do Meio Ambiente implanta na Cecap o 20o pomar comunitário
19/11/2019 17h28

Equipe do Meio Ambiente implanta na Cecap o 20o pomar comunitário

Equipe da Unimed juntou-se a servidores da SAMA para o plantio de 42 espécies frutíferas

Na última sexta-feira, 14 de novembro, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou, em parceria com a Unimed de Lençóis Paulista, a implantação do 20o Pomar Comunitário em área verde ao lado da Escola Estadual “Vera Braga Franco Giacomini”, na Rua Bandeira Tribuzzi esquina com Rua Jorge Amado, bairro Cecap. A Unimed contribuiu com a doação das mudas e seus colaboradores participaram do plantio com equipe de apoio da SAMA, que realizou a limpeza da área e preparou os “berços” das mudas.

No novo pomar foram plantadas 42 árvores frutíferas de variadas espécies, dentre elas Manga, Seriguela, Amora, Pitanga, Acerola, Nêspera, Goiaba, Jabuticaba, entre outras. A intenção é de que a cada estação do ano haja a produção de frutos variados, porém, é necessário o cuidado e manutenção das áreas, trabalho que tem sido realizado periodicamente pela SAMA em todos os pomares já implantados.

A ação, além de beneficiar as comunidades, também contribui para o aumento da cobertura vegetal dentro do perímetro urbano, conforme pressupõe o Programa Município Verde Azul, com plantio de árvores, melhoria do chamado “microclima urbano”, uma vez que ajudam amenizar a temperatura em períodos mais quentes do ano, além de ser um atrativo a pássaros e outros animais da fauna silvestre, que compõem a nossa biodiversidade.

O programa “pomares comunitários”

Lançado em 21 de abril de 2017, o primeiro pomar foi implantado no bairro Santa Terezinha, na gestão do governo Anderson Prado de Lima. No local também já é possível notar produção de frutos. Ao longo deste período, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) já implantou 20 pomares nos bairros Santa Terezinha, Jardim Carolina, Jardim Caju, Jardim Ibaté, Jardim Santana, Cecap, Núcleo Luiz Zillo, Júlio Ferrari, Jardim Maria Luíza IV, Rondon, Jardim Cruzeiro e Alfredo Guedes, entre outros, prioritariamente em áreas verdes que ocasionavam problemas com o crescimento de mato e descarte irregular de lixo.

“A transformação dessas áreas verdes em áreas de utilidade foi aceita pela população, sendo que nas ocasiões de plantio sempre são envolvidos grupos comunitários, com apoio de empresas e entidades nesse processo de gestão participativa e educação ambiental, para garantir o desenvolvimento das árvores frutíferas em prol das comunidades dos bairros, meio ambiente e qualidade de vida”, comenta o secretário de Meio ambiente, Claudemir Rocha Mio.