Você esta em: Home / Notícias / Pomares Comunitários começam a dar frutos
30/08/2019 16h32

Pomares Comunitários começam a dar frutos

Fruto de romã já pode ser visto em Pomar Comunitário

Implantado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) a partir de abril de 2017, o programa "Pomares Comunitários" atualmente abrange diversos bairros de Lençóis Paulista, totalizando até o momento 19 pomares.

O programa tem por objetivo dar utilidade a áreas verdes ociosas nos bairros, uma vez que propõe o plantio de árvores frutíferas diversas para beneficiar a população e favorecer a biodiversidade de flora e fauna, sendo que muitos pássaros são atraídos pelos frutos, além de ser uma ação ligada a arborização urbana que propicia melhor qualidade de vida a toda comunidade e colabora com a cobertura vegetal do perímetro urbano.

Nos pomares comunitários implantados, foram utilizadas uma grande variedade de árvores frutíferas como por exemplo: Abil, Amora, Acerola, Araçá, Atemoia, Caju, Caqui, Côco, Carambola, Goiaba, Ingá, Jaca, Jabuticaba, Lichia, Limão, Manga, Nêspera, Pitanga, Romã, Seriguela, entre outras.

Após um período de tempo da implantação do primeiro pomar, no bairro Santa Terezinha, vários pomares comunitários já produzem frutos. A iniciativa também envolve a educação ambiental proposta pela diretiva arborização urbana do Programa Município Verde Azul, que requer a gestão participativa da população, ou seja, todos também são importantes para tomada de decisões e iniciativas como esta dos pomares, bem como podem zelar pelo sadio desenvolvimento das árvores plantadas. No entanto a manutenção efetiva é realizada periodicamente em todos os pomares pelas equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Confira os bairros que contém pomares comunitários:

Jardim Itamaraty (2); Jardim Ibaté (1); Jardim Caju (1); Jardim Santana (1); Jardim Açaí (1); Jardim Europa (1); Cecap (2); Júlio Ferrari (1); Jardim Maria Luiza IV (1); Jardim das Nações (1); Rondon (1); Santa Terezinha (1); Núcelo Luiz Zillo (1); Alfredo Guedes (1); Jardim Carolina (1); Jardim Maria Luiza III (1); Jardim Nelli (1). Além de um pomar interno na Escola Estadual "Dr. Paulo Zillo" e outro interno no Centro da Melhor Idade, Cecap.

Outros bairros ainda poderão receber novos pomares comunitários, de acordo com planejamento e disponibilidade de áreas verdes para tal finalidade.