Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente instala placas de prevenção às queimadas urbanas
12/08/2019 15h53

Meio Ambiente instala placas de prevenção às queimadas urbanas

As queimadas urbanas são altamente prejudicais ao meio ambiente e à saúde

Como ação de subsídio e ferramenta de comunicação ambiental sobre o problema que envolve as queimadas urbanas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) instalou na sexta-feira, 9 de agosto, 5 placas de orientação na região do bairro de chácaras São Judas Tadeu, assim como em outros bairros com incidência. Paralelamente, também foi realizada ação educativa com os proprietários das chácaras, onde a equipe da SAMA entregou informativo sobre o tema.

As queimadas urbanas são altamente prejudicais ao meio ambiente, pois além da qualidade do ar, afeta diretamente a saúde e qualidade de vida da população, principalmente dos mais suscetíveis, como crianças, idosos e enfermos. As queimadas tendem a ocorrer o ano todo, mas aumentam consideravelmente durante o período da estiagem, entre junho e setembro. Portanto, esta prática deve ser eliminada para fins de limpeza de terrenos, queima de lixo, folhas ou outros resíduos, muitas vezes até tóxicos, que podem causar doenças respiratórias na população.

A colaboração de todos mais uma vez é imprescindível para se manter o meio ambiente livre de fumaça e poluição originada pelas queimadas urbanas. Em caso de ocorrência, a fiscalização pode ser acionada pelo Disk Denúncia Ambiental, por meio do número (14) 99819.4934, que inclui serviço de WhatsApp, e em casos de maior proporção de queimadas o serviço do Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo número 193.

A educação ambiental sobre queimada urbana é prevista na diretiva “Qualidade do Ar”, do Programa Município Verde Azul, e prevista na Lei Municipal 2911/2001 e Decreto 314/2014, que a regulamenta.