Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde realiza projeto "NASF nas Escolas"
01/07/2019 13h43

Secretaria de Saúde realiza projeto "NASF nas Escolas"

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, têm desenvolvido desde maio deste ano o Projeto NASF nas Escolas. O tema principal trabalhado nos últimos meses tem sido Autoconhecimento e Autocuidado, trazendo como assunto de destaque o Desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Os objetivos do projeto são de ampliar a adesão dos pré-adolescentes e adolescentes ao serviço de saúde; garantir o acesso à informação e educação em saúde; abordar temas de interesse do público jovem para que possam reconhecer a importância do autocuidado; e prevenir transtornos psíquicos, característicos das fases de transição.

Contando com o apoio da Secretaria de Educação, inicialmente o projeto está sendo desenvolvido nas escolas EMEF Prof.ª Idalina Canova de Barros, EMEIF Prof.ª Amélia Benta do Nascimento Oliveira, E.E Rubens Pietraróia, EMEF Prof.ª Guiomar Fortunata Coneglian Borcat e na EMEIF Philomena Briquesi Boso.

Os conteúdos abordados podem variar de acordo com os grupos de cada escola. São utilizadas dinâmicas de grupo, em que são desenvolvidas atividades lúdicas com a utilização de recursos audiovisuais, materiais ilustrativos e educativos.

Conteúdos a serem abordados:

– Autoafirmação

– Adolescência – O que é?

– O que quero ser?

– Sexualidade; Questões de gênero; Homossexualidade

– Gravidez na adolescência

– Relações interpessoal, familiar e social

– Violência (INTRAFAMILIAR E SOCIAL)

– Tipos de violência (física, psíquica, verbal, sexual)

– Bulling

– Drogas e Álcool

– DSTs

– Esportes x Atividades Físicas

– Filosofia alimentar (vegetarianismo, crudivorismo, macrobiótica)

– Dietas da Moda

Transtornos psíquicos: serão abordados a busca para atender padrões; transtornos alimentares (anorexia, bulimia, compulsão); distorção da autoimagem; uso indevido de suplementos e anabolizantes; transtornos de humor; ansiedade; depressão e prevenção de suicídios.

O município dispõe de duas equipes do NASF, compostas por psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais, que atuam de maneira integrada apoiando os profissionais das equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica, e tem desenvolvido projetos relacionados à Educação em Saúde."