Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente realiza Educação Ambiental sobre uso do solo
10/06/2019 16h40

Meio Ambiente realiza Educação Ambiental sobre uso do solo

A ação contou com a participação de colaboradores da Agrícola Rio Claro

Nesta segunda-feira, 10 de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou mais uma ação educativa com a temática “Potencialidades e fragilidades do uso do solo”, de acordo com proposta da diretiva uso do solo do Programa Município Verde Azul.

A ação contou com a participação de 16 colaboradores da Agrícola Rio Claro, na sede da empresa, onde puderam acompanhar o vídeo da Conservação Internacional sobre o solo e palestra sobre ações de proteção do solo, bem como as consequências das ações que expõem as fragilidades, como assoreamentos, erosões, desertificações, ocupações irregulares, contaminações por uso de agrotóxicos e principais fontes poluidoras por meio do descarte irregular de lixo e resíduos, prática de queimadas e outros.

Em seguida, na parte prática, colaboradores agrícolas puderam visitar um local dentro da própria sede da Agrícola Rio Claro, onde a empresa desenvolve e implanta a restauração de um fragmento de mata, uma vez que beneficia o solo com a recuperação da vegetação nativa e ainda colabora com a biodiversidade por meio da dispersão da flora e fauna em Lençóis Paulista (região do Rio Claro). Ações como rotatividade de culturas e forração com adubação oriunda da palha da cana também são ações aplicadas. O grupo recebeu ainda material informativo sobre o tema fornecido pela CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) e Casa da Agricultura.

Além do grupo de colaboradores, participou da ação o responsável pela equipe e técnico em segurança do trabalho, Fabiano Rodrigues Vieira, da Agrícola Rio Claro. A palestra foi ministrada pelo interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A ação educativa tem por objetivo desenvolver a temática do solo com público-alvo específico, ou seja, com profissionais que lidam com a terra, envolvendo os proprietários rurais. A ação também será replicada para filhos de funcionários da empresa.