Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura lança programa CEP Rural
12/04/2019 16h03

Prefeitura lança programa CEP Rural

Prefeito Prado, vice-prefeita Cintia e demais autoridades entregam placa para proprietário rural

O Governo Municipal lançou nesta quinta-feira, 11, o Programa CEP Rural, que vai cadastrar as propriedades rurais do município, formando um banco de dados com endereços georreferenciados para facilitar o acesso de serviços de urgência e emergência nesses locais. A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural e contou com a participação do prefeito Anderson Prado, vereadores, representantes de entidades e proprietários rurais. Depois que todas as propriedades forem cadastradas, inclusive com a localização GPS da porteira, os serviços de urgência como SAMU, Corpo de Bombeiros e Resgate Integrado poderão facilmente chegar até o local usando rotas traçadas pelo Waze, aplicativo popular de navegação.

A implantação do projeto foi uma sugestão da vereadora Diusa Furlan, que durante seu discurso agradeceu todas as pessoas envolvidas. “Realmente estou muito feliz, porque sei que como vereadora ajudei a fazer algo que vai beneficiar muitas pessoas. Essa foi uma ideia que surgiu numa conversa com o Hamilton, a quem agradeço, e depois foram realizados muitos passos para chegarmos aqui. Foram muitas pessoas envolvidas e reuniões realizadas para chegarmos até aqui hoje”, declarou a vereadora.

O prefeito Anderson Prado em seu discurso destacou que esse, assim como outros programas do Governo Municipal, foi criado para beneficiar diretamente as pessoas, ou seja, resolver problemas que elas enfrentam em seu cotidiano. “Imaginem vocês que ao final do CEP Rural mais de 1.200 propriedades estarão cadastradas no banco de dados e ficarão disponíveis para consultas de órgãos que cuidam de nossa saúde, como SAMU e Resgate Integrado, de órgãos que cuidam de nossa segurança, como Polícia Militar, e, futuramente, nossa Guarda Civil Municipal. Hoje é uma dificuldade enorme atender uma pessoa vítima de infarto na área rural porque as equipes não conseguem chegar. Portanto, senhoras e senhores, esse é um programa que, tenho certeza, vai salvar vidas”, declarou Prado.

A eficiência no atendimento a emergências está relacionada com o tempo de deslocamento da viatura até o local da ocorrência. Baseados na localização dos aparelhos GPS de navegação veicular, foi criado um sistema que permite a localização facilitada dessas propriedades.

O projeto envolve a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Tecnologia da Informação e conta com o apoio da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Unidade Lençóis Paulista, Polícia Militar, Base de Bombeiros e SAMU/Resgate Integrado. O programa futuramente será integrado a Guarda Civil Municipal, informa o secretário de Planejamento Júlio Antônio Gonçalves.

“O CEP Rural foi projetado para atender as necessidades de qualquer cidade do Brasil, não só Lençóis Paulista. De início será implantado somente aqui e posteriormente poderá ser cedido a mais cidades, lógico que cada cidade ficaria encarregada de fazer os mapeamentos de suas próprias vias rurais no Waze Map Editor para permitir traçar a rota até a propriedade. A operacionalização do CEP será executada por meio de dois sistemas: o painel administrativo (Site), que será acessado no CAC para cadastro e alteração de propriedades, e o App, que também serve para cadastro das propriedades e para consultar a propriedade, traçar a rota até a propriedade com o GPS”, informou o secretário de Tecnologia, Matheus Guilhem Giacometti.

A Secretaria de Tecnologia vai armazenar um log para toda consulta realizada no sistema de forma a prevenir o mau uso da ferramenta, completou o secretário.

Como cadastrar sua propriedade

O secretário de Planejamento afirmou que uma equipe será deslocada para a área rural para fazer esse trabalho de reconhecimento e cadastro das propriedades. No entanto, o próprio proprietário rural pode ajudar. Basta que ele acesse a PlayStore e busque pelo aplicativo CEP Rural. Depois é só instalar e seguir o passo a passo sugerido pelo próprio aplicativo. “Na hora de fazer a localização GPS, por exemplo, o próprio aplicativo vai orientar o proprietário para se dirigir até a porteira da propriedade para que o aparelho celular possa recolher as informações de latitude e longitude usada pelo sistema de GPS”, explicou o secretário de Tecnologia.

Ele afirmou ainda que depois que o proprietário fizer o seu cadastro, uma equipe da Prefeitura vai até o local para confirmar essas informações e verificar a rota mais fácil para chegar até essa propriedade em caso de necessidade. Depois de validadas essas informações, será instalada na porteira uma placa com o código daquela propriedade. Esse código é a informação que será pedida pelos serviços de emergência, que vão consultar no sistema e saber exatamente a localização da propriedade. “Para que o proprietário não tenha que memorizar esse número ou então que ir até a porteira onde vai ficar a placa, que as vezes é bem longe, nós produzimos também um ímã de geladeira, que vai deixar essa informação mais acessível”, completou Júlio Gonçalves.