Você esta em: Home / Notícias / “Recicle seus hábitos” envolve alunos e moradores do Jardim do Caju
19/02/2019 15h29

“Recicle seus hábitos” envolve alunos e moradores do Jardim do Caju

Alunos do 4º ano B da Professora Maiara Arcanjo; o educador ambiental, Helton Damacena de Souza, e membros da Cooprelp

Com o objetivo de promover a mobilização para a coleta seletiva em Lençóis Paulista, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a coordenadora pedagógica Glenda Fernandes Sanches, da EMEF “Guiomar Fortunata Coneglian Borcart”, propôs desenvolver a campanha “Recicle Seus Hábitos” na escola e bairro Jardim do Caju. Da reunião participaram os alunos do 4º ano B da Professora Maiara Arcanjo; o educador ambiental, Helton Damacena de Souza, e membros da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista).

Os alunos receberam orientações sobre o meio ambiente em nosso município, com destaque para os serviços prestados para a destinação correta de diversos tipos de resíduos como: inservíveis, resíduos de construção civil (entulhos), pilhas e baterias usadas, eletrônicos, óleo de cozinha usado e pneus, entre outros, com destaque para a coleta seletiva de recicláveis nas residências. Todos os alunos participaram de uma interação em sala de aula e receberam cartilha de educação ambiental.

Os alunos também puderam realizar pesquisas com os moradores do bairro, como proposta da campanha “Recicle Seus Hábitos”, apurando o perfil do morador entrevistado (faixa etária, grau de instrução) e conhecimentos sobre os programas ambientais com enfoque na coleta seletiva. Alguns moradores ainda decidiram, por meio da pesquisa, plantar árvores nas calçadas para arborizar o bairro. A campanha “Recicle Seus Hábitos” se tornou um programa estabelecido pela Lei 4989/2017, sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental em Lençóis Paulista. As crianças participantes também são agentes multiplicadores da aprendizagem, pois levam o conhecimento adquirido aos seus pais, em casa.

Os resultados serão tabulados e apresentados na diretiva Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul – ciclo 2019. Outras ações do programa Recicle Seus Hábitos estão sendo programadas em outros bairros, nos próximos meses, com jovens do Rotary Interact Club e Leo Club do Lions.