Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista adere a programa Internet Para Todos
13/03/2018 14h28

Lençóis Paulista adere a programa Internet Para Todos

Matheus, diretor de Tecnologia, fala sobre a adesão da cidade ao programa Internet Para Todos

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação, aderiu ao programa Internet Para Todos, do Governo Federal. O anúncio oficial do programa ocorreu na segunda-feira (12) e visa disponibilizar internet a um custo baixo nos locais onde não há disponibilidade no Brasil.Segundo o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), o Internet para Todos tem o objetivo de levar banda larga a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. O governo federal projeta que cerca de 40 mil localidades no país serão beneficiadas pela iniciativa, que oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.O MCTIC informou que o Internet para Todos tem 2.766 cidades prontas para adesão ao programa, de um total de 2.978 municípios cadastrados. Os municípios que entraram na primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia.Cabe as prefeituras indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, bem como garantir a segurança da área e custear as despesas de energia elétrica.O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, vai garantir a conexão. O satélite recebeu R$ 3 bilhões em investimento e tem vida útil de 18 anos.“O programa foi criado para levar internet de banda larga para locais onde não se tem oferta desse serviço ou a mesma é inadequada. Em Lençóis Paulista, a cobertura de banda larga, tanto pelas empresas privadas, como por meio dos serviços da Prefeitura, como o Conecta Cidadão, é bastante grande. Mas nós resolvemos aderir ao programa para levar o acesso justamente para alguns lugares onde o acesso ainda é limitado ou tecnicamente de difícil implantação”, informou o diretor Matheus Guilhem Giacometti.