Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente faz balanço de projetos de arborização
22/09/2017 17h07

Diretoria de Meio Ambiente faz balanço de projetos de arborização

Terreno foi preparado na esquina da Rua Manoel Cimó com Rua Horário Moretto, Jardim Maria Luíza III, para o 12º Pomar Comunitário

Com projetos intensos desde o início do ano, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente faz um balanço de suas atividades, principalmente as relacionadas ao plantio e podas de árvores em Lençóis Paulista. E como era esperado, o saldo é altamente positivo. O diretor Claudemir Rocha Mio (Tupã) se diz feliz com tudo que foi realizado, mas quer mais. “Temos que pensar no futuro da nossa gente”, comenta. Tanto é assim que neste sábado (23), acontece a implantação do 12º Pomar Comunitário na Rua Manoel Cimó, Jardim Maria Luíza III, a partir das 9h. “Convidamos toda população do bairro para participar do plantio e também zelar pelo Pomar que está sendo feito para eles”, completou o diretor.

O projeto Pomares Comunitários é outro da atual administração que vem dando muito certo. Até agora foram implantados 11 unidades, com mais de vinte espécies cada. Bairros contemplados: Alfredo Guedes, Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Cecap, jardins Santa Terezinha, Caju, Nova Lençóis, Itamaraty (partes alta e baixa), Ibaté, Carolina, Açaí I. As espécies mais utilizadas são araçá, abiu, acerola, atemoia, goiaba, carambola, pitanga, uvaia, romã, jabuticaba, manga, abacate, jaca, caqui, caju, nêspera, lichia, amora e seriguela, entre outras, somando mais de 620 mudas plantadas.

As visitas para vistorias de árvores alcançaram a casa das 400 residências, com 586 podas e 171 substituições, contando com as áreas verdes, sistemas de lazer e passeios públicos. Foram doadas 303 mudas para plantios em calçadas e 1.182 mudas para áreas rurais. Cerca de 260 mudas foram plantadas nos passeios públicos e áreas de convívio da população, como Alfredo Guedes e jardins Lago da Prata, Carolina, Village, Ibaté, Açaí II e Núcleo Habitacional Luiz Zillo. No balanço geral dos nove meses de administração, foram plantadas na área urbana em torno de 1.300 mudas, e 1.200 na área rural.

Outra obra há muito aguardada e agora iniciada é a revitalização do espaço do Cemitério Municipal, com plantio de 140 mudas somente no mês de maio. A previsão, entretanto, é de plantio de outras dezenas de mudas na parte baixa do cemitério ainda este ano. As árvores de grande porte serão avaliadas se necessitam, ou não, ser substituídas.

A revitalização de praças também foi iniciada neste segundo semestre do ano, e a primeira a ser contemplada foi a Praça Bruno Brega, na Vila Virgílio Capoani, com implantação de postes de iluminação, plantio de árvores e ajardinamento. Nesta Semana da Árvore foi iniciada a revitalização da Praça Beata Tereza Jesus Journet, na Vila Irerê.

“Estamos cumprindo nossa meta. Esperamos contar com a população nessa causa, em favor da arborização urbana, plantando mais árvores nas calçadas”, comentou o diretor do Meio Ambiente.