Você esta em: Home / Notícias / Projeto Pomares Comunitários chega a cinco bairros de Lençóis Paulista
12/06/2017 10h25

Projeto Pomares Comunitários chega a cinco bairros de Lençóis Paulista

Moradores, crianças e jovens também participaram do plantio no Caju e em Alfredo Guedes

Na sexta-feira, 9, e no sábado, 10, foi concluída a primeira etapa do projeto da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de criar pomares comunitários em todas as regiões de Lençóis Paulista. Em Alfredo Guedes, o pomar foi instalado em uma área da Rua Antenor Pedro Longo, e no sábado foi a vez do pomar destinado aos moradores da região do Jardim Caju. Com os dois pontos chegam a cinco os pomares instalados, mas o objetivo da diretoria é chegar a 20 pomares ainda este ano.

Em Alfredo Guedes, crianças, jovens e adultos participaram do plantio. Os moradores se revezaram em plantar mudas de pitanga, goiaba, acerola, fruta do conde, romã, limão rosa, manga, abacate, uvaia, amora, lichia e caqui, entre outras espécies, que também foram plantadas nos demais pomares e no jardim Caju, que teve a participação de alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Guiomar Fortunata Coneglian Borcat.

Em Alfredo Guedes, o diretor do bairro Gumercindo Ticianelli Júnior também participou do plantio. Uma equipe da Record fez a cobertura do plantio, para uma matéria que será exibida no jornal das 12h da afiliada da emissora em Bauru.

A escolha das espécies que foram plantadas em todos os pomares, segundo o diretor Claudemir Rocha Mio, foi feita para proporcionar que as árvores deem frutos durante todo ano, e assim os moradores possam aproveitar das frutas de cada época. Para isso, o diretor enfatizou a importância da participação da população na preservação dos pomares, a partir de agora. “Esperamos que todos nos ajudem fiscalizando e cuidando para que as árvores cresçam e possam oferecer seus frutos aos moradores de cada região”, disse.

Ainda no sábado, no Jardim Caju após o plantio, o diretor Claudemir, o interlocutor do Programa Município Verde Azul da diretoria de Meio Ambiente, Helton Damacena, e a coordenadora da diretoria Edéria Pereira Gomes e outros servidores da pasta participaram da exposição de trabalhos da oficina “Comitiva de Arte Digital”, realizada com apoio do Grupo Lwart. O evento também teve apresentações de música e coral pelos alunos da escola Guiomar.