Você esta em: Home / Notícias / Lençóis entrega mais de 70% das tarefas do Programa Município Verde Azul
09/05/2017 09h30

Lençóis entrega mais de 70% das tarefas do Programa Município Verde Azul

O encontro do PMVA em Lençóis acontece no dia 25 de maio, assim como ocorreu em Novo Horizonte

Encerrou nesta segunda-feira (8) o prazo para a entrega de documentos e registros da primeira fase do Programa Município Verde Azul, quando os municípios participantes devem atingir 25 do total de 100 pontos do programa. A diretoria de Meio Ambiente de Lençóis Paulista enviou 76% do total exigido pela nova formatação do Programa.

O interlocutor da diretoria de Meio Ambiente, Helton Damacena, explicou que este ano o programa teve várias mudanças, como a antecipação da entrega de parte dos documentos em maio, já que até o ano passado todo o material era enviado para análise e pontuação apenas em outubro. “Com a chegada do novo coordenador ao programa foram criadas novas diretivas, como Uso do Solo, e o método de trabalho foi mudado em outras diretivas, como a Município Sustentável, que passou a enfocar mais questões como energia e alimento. Outras diretivas que mudaram são Estrutura Ambiental e Educação Ambiental”, disse.

Mas Helton afirmou que a principal mudança foram os prazos, com a criação da 1ª pré-certificação, quando o município tem que atingir no mínimo 25 pontos. “Do total de 84 tarefas do programa já fizemos e comprovamos 64, material que foi entregue nesta segunda-feira e que equivale a 76% dos documentos que tínhamos que entregar, por isso estamos estimando atingir pelo menos 50 pontos”, afirmou.

O resultado dessa fase está previsto para ser divulgado em 8 de junho, e a 2ª pré-certificação ocorre em 7 de agosto, até quando novos documentos devem ser entregues. O prazo final para comprovação de cumprimento das tarefas do Programa Município Verde Azul é em 22 de setembro e o resultado final será divulgado em dezembro.

O Programa Município Verde Azul conta com 10 diretivas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão de águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. Cada uma conta com seis a oito tarefas. Tem objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.