Você esta em: Home / Notícias / Ações de Educação Ambiental conscientizam para preservação de nascente
26/04/2017 10h33

Ações de Educação Ambiental conscientizam para preservação de nascente

Alunos da escola estadual Vera Braga tiveram palestra e foram até a nascente

Nesta terça-feira (25), a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu uma ação de Educação Ambiental na nascente municipal modelo, localizada na mata ciliar do Córrego da Prata, no bairro Cecap.

A ação contou com a visita dos alunos dos 7º anos da Escola Estadual Vera Braga Franco Giacomini, depois de assistirem a palestra apresentada por Helton Damascena de Souza, da diretoria de Meio Ambiente, onde foram abordados temas como conservação da mata ciliar e da biodiversidade, fragilidades e potencialidades do uso do solo.

Na apresentação, os alunos foram levados a identificar a interligação existente entre as árvores que formam a mata ciliar e a água das nascentes que abastecem os rios e córregos, que formam as bacias hidrográficas da nossa região ou sub-bacia do Rio Lençóis.

Também foram apresentadas na palestra as fragilidades do solo como o processo de erosão, deslizamento de encostas que causam assoreamento dos rios, bem como a potencialidade do solo bem conservado para o meio ambiente e para as pessoas.

Segundo Helton, outras visitas ocorrerão ao local da nascente municipal modelo. “A nascente está identificada com uma placa que faz referência a importância da água na vida das pessoas e os cuidados para que não seja depositado lixo no local, que deve ser preservado pela comunidade”, destacou Helton. Ao final da ação, os alunos plantaram quatro mudas de árvores nativas de ipê, duas peroba e uma guapuruvu ou ficheira.

Neste próximo sábado (29), alunos que participam do Projeto Escola da Família da escola Vera Braga promoverão uma caminhada sustentabilidade, que incluirá uma nova visita à nascente municipal modelo.

As ações de Educação Ambiental atendem às diretivas de Gestão das Águas e Uso do Solo do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado e do qual Lençóis Paulista participa.