Você esta em: Home / Notícias / Oficina capacita agentes sobre educação financeira para idosos
10/02/2017 17h07

Oficina capacita agentes sobre educação financeira para idosos

A consultora Sofia e as agentes que irão levar o treinamento até os idosos

Através da diretoria de Assistência e Promoção Social, foi realizado na sexta-feira, 10, uma capacitação para agentes multiplicadores voltada para a educação financeira de idosos. O treinamento foi apresentado pela consultora Sofia Antônio, da Associação de Educação Financeira do Brasil, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de São Paulo que executa e promove a Estratégia Nacional de Educação Financeira do Governo Federal.

Participaram do treinamento agentes do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Centro de Convivência do Idoso, Asilo e Associação de Moradores do Jardim Carolina. A AEF realiza as capacitações em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Previdência Social.

Segundo Sofia, 25% das famílias brasileiras têm o idoso como principal provedor, por isso o treinamento pretende ajudar este público a fazer escolhas financeiras mais autônomas, mais conscientes e evitar o superendividamento. “De forma simples, nós ajudamos as pessoas a cuidarem de sua vida financeira. Esse público está consumindo produtos financeiros sem entender o impacto que eles terão nas suas vidas. Ao mesmo tempo, é uma população vulnerável, que pode sofrer abusos do setor financeiro, mas também familiar, por ter renda fixa e fácil acesso ao crédito, por isso a preocupação em orientar para que possam consumir de forma consciente, sem comprometer sua subsistência”, explicou.

Com a capacitação dos agentes, o objetivo é que no mínimo 200 idosos tenham acesso às orientações, através de oficinas lúdicas e de fácil entendimento oferecida pelos órgãos ligados à Assistência. A capacitação foi intermediada pelo Conselho Municipal do Idoso.