Seminário encerra programa de formação 2015
O último encontro do ano de formação continuada realizado pela Diretoria Municipal de Educação em parceria com a Editora Positivo foi realizado neste mês, no formato de seminário, quando todos os professores participantes do projeto, da educação infantil II e ensino fundamental I e equipe gestora das unidades escolares puderam expor como os encontros de formação favoreceram o trabalho desenvolvido em sala de aula, o que foi verificado nos depoimentos de práticas desenvolvidas. Também puderam relatar como o acompanhamento e apoio da equipe gestora são significativos para a qualidade do ensino e aprendizagem.
Os assessores da Editora Positivo finalizaram esse momento com uma breve retrospectiva do trabalho desenvolvido ao longo dos encontros.
Participaram da formação os professores da Educação Infantil II (Maternal II, Etapa I e Etapa II), professores do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) e coordenadores pedagógicos (Educação Infantil e Ensino Fundamental). As formações tiveram à frente os assessores da Editora Positivo Sílvia Pandini e Luciana Ceslinski (Educação Infantil II), Ricardo Selke e Fernanda dos Santos (Ensino Fundamental I – História) e Fernando Schena e Gabriela Marques Pinheiro (Ensino Fundamental I – Geografia), com acompanhamento das assistentes técnico pedagógicos Roseli Vicente e Elizandra Vidal Muller.
“Ao considerar a formação continuada como atividade essencial ao trabalho docente, busca-se oferecer suporte à prática pedagógica, a partir de situações que incentivem à problematização, a reflexão e a teorização, e que promovam a construção do conhecimento como processo contínuo de formação profissional”, explicam as assessoras da DME.
A proposta das formações neste ano:
Educação Infantil II:
Linguagem Oral e Escrita:
Temática: A apropriação da linguagem escrita pelas crianças – saberes em movimento.
Eixos de discussão:
- Alfabetizar ou não alfabetizar? Eis a questão!
- De olho nas hipóteses e nas ideias das crianças!
-
Ler antes de saber ler, escrever antes de saber escrever: as tentativas de leitura e escrita das crianças!
-
Criando contextos significativos para pensar sobre como se faz para ler e escrever!
Matemática:
Temática: Integrando linguagens, construindo sentidos – o trabalho com a matemática e a língua materna na educação infantil
Temática presencial para realizar planejamentos bimestrais, a partir do 2º volume do Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, na área de Matemática.
Foco do trabalho: metodologias de ensino e sequências didáticas bimestre a bimestre.
Ensino Fundamental I – 4º e 5º anos
Planejamento em Ação “Docentes”: Geografia e História
Curso presencial com a intenção de realizar planejamentos bimestrais, a partir do 2º volume, do Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, nas áreas de Geografia e História. Foco do trabalho: metodologias de ensino e sequências didáticas bimestre a bimestre.
Coordenadores Pedagógicos – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Curso presencial com a intenção de apresentar as atividades e planejamentos realizados com as equipes de docentes durante o curso denominado Planejamento em Ação “Docentes”, para que acompanhem o trabalho orientando seus desdobramentos nas escolas.
notícias relacionadas
- 14/06/2024 - Delegação dos Jogos da Melhor Idade recebe homenagens
- 14/06/2024 - 5º Motorock de Lençóis Paulista promete agitar Lençóis e região entre os dias 12 e 14 de Julho
- 14/06/2024 - Lençóis recebe 250 cestas do Fundo Social do Estado
- 11/06/2024 - Torneio de Beach Tennis seleciona atletas para representar cidade nos Jogos Regionais
- 11/06/2024 - Lençoenses participam da 9ª etapa da Liga do Enxadrista
- 10/06/2024 - Lençóis Paulista vence o prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria municípios entre 30 e 100 mil habitantes do Estado de São Paulo
- 10/06/2024 - Nota de Pesar
- 07/06/2024 - Cemitério Municipal passa por dedetização nos dias 10 e 11 de junho