Você esta em: Home / Notícias / Reunião de prefeitos aponta saídas para a crise
23/10/2015 15h14

Reunião de prefeitos aponta saídas para a crise

Redução dos repasses federais e estaduais a Areiópolis, Borebi, Lençóis e Macatuba gerou perdas de R$ 8 milhões até setembro

Os prefeitos de Areiópolis, Amarildo Garcia Fernandes, de Borebi, Manoel Frias Filho, Tarcísio Abel, de Macatuba e a prefeita Bel Lorenzetti, de Lençóis Paulista, reuniram a imprensa na tarde de quinta-feira, 22/10, onde abordaram as ações que as administrações têm tomado para enfrentar a crise econômica.

Há pelo menos dois anos, os prefeitos têm apontado quedas nos repasses federais, principalmente no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS. Em 2015, a queda foi mais acentuada o que obrigou os administradores a tomarem medidas de redução de custos para continuar a oferecer os serviços básicos à população.

Durante o encontro, os prefeitos apontaram as saídas para o enfrentamento da crise econômica. Algumas delas são comuns a todos os quatro municípios, como a redução de horas extras, a contenção de despesas com pessoal, a otimização do uso do transporte, a renegociação de contratos com fornecedores, o corte de gastos com telefonia, combustível, água e energia elétrica, este último apontado como um outro fator complicador para as administrações públicas por conta dos sucessivos aumentos na tarifa.

Os prefeitos também apontaram as perdas de seus municípios até setembro de 2015 com a queda nos repasses federais: Areiópolis R$ 1,1 milhão, Borebi R$ 700 mil, Lençóis Paulista R$ 4,3 milhões e Macatuba, R$ 1,8 milhão. Somados, os valores dos quatro municípios representam perdas de R$ 8 milhões no orçamento.

Novos encontros com os prefeitos da região serão agendados e o principal foco será a troca de experiências de forma a encontrar soluções para o enfrentamento da crise econômica tendo em vista a constante redução no repasse de verbas federais aos municípios, situação que deve ter a mesma dinâmica em 2016. As próximas reuniões deverão contar com prefeitos de outras cidades como forma de ampliar a participação e o debate de ideias para o enfrentamento à crise econômica pela qual passa os municípios brasileiros.