Você esta em: Home / Notícias / Visa inicia campanha 'Não passe do limite!'
19/03/2015 15h37

Visa inicia campanha 'Não passe do limite!'

Ao abastecer 'até a boca', frentistas e clientes são expostos a substâncias tóxicas

O Grupo Técnico de Vigilância Sanitária iniciou a conscientização para a campanha 'Não passe do limite! Complete o Tanque só até o automático!”. Seguindo programação da Secretaria Estadual, as ações consistem em orientar os frentistas sobre os danos à saúde que a gasolina provoca quando seus vapores são inalados durante o abastecimento de veículos. A campanha incluiu uma visita ao Almoxarifado Municipal, com informações a motoristas e servidores responsáveis pelo abastecimento dos veículos que compõem a frota da Prefeitura sobre a ação.

Além de frentistas, a campanha também pretende informar a população, principalmente os condutores, sobre os danos provocados aos veículos e ao meio ambiente quando se abastece além do travamento automático da bomba, o popular 'até a boca'.

A partir de 1986, os veículos passaram a ter um dispositivo (cânister) conectado ao tanque de combustível para controlar as emissões de vapores tóxicos. Abastecer 'até a boca' pode danificá-lo e causar liberação indevida desses vapores ao meio ambiente.

Os combustíveis são compostos por diversas substâncias químicas perigosas à saúde, causadoras de diversas doenças, inclusive o câncer. Além disso, as partículas emitidas pelo vapor do combustível contribuem para a deterioração da qualidade do ar. Por último, tem os prejuízos ao veículo, que pode apresentar falha no funcionamento do motor, queda de rendimento e risco de queimar a bomba de combustível.