Biblioteca Municipal
Órgão de Difusão Cultural, criada e mantida pelo Poder Municipal com prédio próprio conforme Lei nº 448, inaugurada em 28/04/1963, criada pelo Prefeito Antônio Lorenzetti Filho e administrada pelas Bibliotecárias Jane Maria Mozaner de Mello e Silviane Aparecida Sanches Sanches.
Fundada por Zanderlite Duclerc Verçosa, em 21 de Dezembro de 1961, funcionando provisoriamente no prédio do Ubirama Tênis Clube.
A maior Biblioteca Pública do Interior do Brasil, pelo seu acervo superior a 90.000 livros e mais de 20.000 documentos, desde Decreto de D. João V a autógrafos diversos; além de um acervo especial com peças raríssimas, que destacam a Biblioteca, entre muitas outras do país.
Em especial pertences pessoais de Olavo Bilac; Guimarães Rosa; Cora Coralina; Manuel Bandeira; Procópio Ferreira e Manuscritos de Orígenes Lessa.
Acervo de documentos completos de: Orígenes Lessa; Procópio Ferreira; Carlos Lage; Cora Coralina; Guilherme Figueiredo; Pe. João Amâncio da Costa Novaes e Dr. Antônio Tedesco.
Propicia cursos, exposições, palestras, jogos recreativos, concursos literários de âmbito nacional e internacional.
O apoio de Orígenes Lessa sempre foi fundamental para o enriquecimento da Biblioteca e, graças a ele e a colaboração de muitos escritores. Hoje, Lençóis se orgulha de possuir um dos maiores acervos Municipais, tanto que o cognome da cidade é "Cidade do Livro"
Horário de Funcionamento: 8h00 às 20h00.
- Possui acervo circulante adulto com cerca de 75.000 livros
- Obras de referência;
- Discos, slides, fita cassete, selos, revistas, jornais, hemeroteca;
- Sala infantil, com mais de 1.000 livros e brinquedoteca;
- Museu Literário com obras raras, que foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1.983, instalando-se no piso superior da Biblioteca.
"Lençóis Paulista - Cidade do Livro"
Decreto Executivo 50/84 de 22/09/84 institui o slogan "Lençóis Paulista - Cidade do Livro" pelo escritor, teatrólogo e médico Dr. Pedro Bloch, por haver em Lençóis um número superior de livros ao de habitantes.
Freqüência
Em média, mais de 300 pessoas por dia.
Logomarca
Logomarca criada por Ciro Fernandes, em sua visita numa "Caravana de Escritores", por ocasião da Semana de Cultura promovida pela BMOL.