Lençóis Paulista, 03 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inaugura a escola Nelson Faillace, no Santa Terezinha
17/04/2024 13h48

Prefeitura inaugura a escola Nelson Faillace, no Santa Terezinha

Escola foi entregue à comunidade na terça-feira, 16

Seguindo o calendário de inaugurações em comemoração aos 166 anos de Lençóis Paulista, a Prefeitura entregou a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Nelson Faillace, no Santa Terezinha, nesta terça-feira, 16. As aulas na unidade começaram na segunda-feira, 15. Até o início de maio, serão entregues mais oito obras, totalizando mais de R$ 18 milhões em investimentos.

A escola leva o nome do jornalista e escritor que escolheu Lençóis Paulista para viver, trabalhar e construir família. O prefeito Anderson Prado e o secretário de Educação, Railson Rodrigues, receberam a esposa do homenageado, Luzia e o filho César Antonio, além de amigos da família. Também marcaram presença ao evento o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, o presidente da Câmara, Nardeli da Silva e os vereadores Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, Irani Gorgonio, Rômulo Paulon Pegolo, Chico Naves, Professor Guto, o presidente da OAB, Glauco Temer Feres, e o presidente da Acilpa, Toni Anderson Diegoli. Também marcaram presença a equipe da nova escola e servidores da Secretaria de Educação.

A Emeif Nelson Faillace tem área construída de aproximadamente 1.300 metros quadrados, e conta com 6 salas de aula, refeitório, sala de informática, quadra coberta, vestiário, cozinha, sanitário masculino e feminino dos alunos, área de serviço, secretaria, sala de professores, e diretoria. Foram investidos na obra de construção aproximadamente R$ 3.770.000,00. Cerca de R$ 2,2 milhões vieram de convênio com o governo federal. A escola começou a funcionar atendendo 150 crianças, do ensino infantil e fundamental 1.

“As aulas começaram nesta semana, nesta escola, graças ao trabalho dos servidores, e porque eles acreditaram. Foi um processo longo até que fosse concluída. Esta obra seria viabilizada através de um convênio com o governo federal mas quando o repasse de recursos cessou em 2022 nós tomamos a decisão de concluí-la com recursos próprios. E, para isso, tivemos que trabalhar e acreditar. Quero agradecer a dona Luzia, que construiu uma vida dentro da Educação, ao seu filho César, e prestar uma homenagem para quem merece uma homenagem. Eu tive a honra de conhecer o senhor Nelson, um homem que ajudou a edificar pessoas através do conhecimento, e indiretamente homenagear a senhora, dona Luzia, porque desde que eu me vejo na Educação em Lençóis Paulista, fazem referência à senhora como profissional”, lembrou o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

Também foram prestadas homenagens ao senhor Nelson Faillace, à equipe da escola, e aos servidores públicos, de forma geral.

“Quero agradecer a oportunidade de mais uma vez podermos celebrar os 166 anos de Lençóis Paulista, dessa brava gente que veio para nortear os rumos do Centro-Oeste Paulista. Uma cidade que exala desenvolvimento, que pensa em pessoas, e que expande o serviço público preocupada em atender as pessoas mais vulneráveis. Terra da qual tenho orgulho de ter nascido e a honra em estar prefeito. E o homem que recebe essa justa homenagem hoje não nasceu aqui, mas escolheu Lençóis Paulista para viver com sua mente e seu coração. Ele nos honra com seu nome e seu legado. Um amigo querido, um professor, que não deu aulas, mas que muito ensinou. E as histórias que passam a ser escritas nesta escola a partir de agora também passarão a integrar esse legado. Essa escola é linda, mas só tem vida através dos servidores que vão abraçar essas crianças. Porque o serviço público, através do servidor, vai entregar o abraço materno que cuida e zela. Obrigado a todos. Sem vocês, essa cidade que falei no início do meu discurso não existiria”, destacou o prefeito Anderson Prado.

“Uma escola tão bonita, num bairro tão importante, para imortalizarmos o nome do senhor Nelson Faillace. Eu aprendi muito com ele. Quero agradecer o prefeito, o secretário Railson e todos os servidores da Educação e da Prefeitura que tornaram essa obra possível. Caminhamos para o final de mandato com a sensação de dever cumprido, de gratidão e respeito”, concluiu o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.