Você esta em: home /

Violência Doméstica

A violência domestica talvez seja a forma mais corriqueira da violação dos direitos das crianças e adolescentes. Ela ocorre de forma explicita ou velada, é praticada no âmbito familiar, por aqueles em quem a criança ou o adolescentes confia e que deveriam zelar pela sua integridade física, emocional e mental.

Ela pode aparecer de diferentes formas:

Negligencia e abandono: Omissão nos cuidados básicos necessários a criança, podendo apresentar: desnutrição, falta de higiene corporal, frequência irregular na escola, falta de vacina e omissão de socorro, etc.

Violência Física: Bater ou provocar lesões corporais, tais como: hematomas, queimaduras, feridas, fraturas ou consequências mais graves, que levem à morte.

Violência Psicologia ou Verbal: Usar atitudes, palavras ou ações para envergonhar, censurar, pressionar a criança de forma permanente, tais como: ameaças, humilhações, gritos, rejeições, isolamento, etc.

Exploração do Trabalho Infantil: Expor a criança e adolescentes ao trabalho de modo insalubre, sem condições dignas, sem respeito ao seu desenvolvimento biopsicossocial e educacional.

Violência Sexual: Todos os atos ou jogos sexuais com a finalidade de estimular ou usar a criança ou adolescentes para obter prazer sexual: pronunciar palavras obscenas, expor os órgãos genitais (exibicionismo), olhar a criança em sua intimidade (voyeurismo), pornografia, carícias eróticas, além do estupro, exploração sexual e outros.

ão existem estatísticas confiáveis quanto à incidência da violência doméstica no país. Os dados são esparsos e fragmentados, as denúncias abrangem algumas modalidades do fenômeno (violência física e sexual), enquanto outras continuam ocultas (violência psicológica e negligência).

Existe um pacto do silêncio, uma cumplicidade em que vizinhos, amigos, parentes, profissionais e até a própria vítima se escursam à denúncia, ancorados na ideia de que é a família que deve decidir a forma de educar seus filhos. Com isso, perpetuam-se casos e mais casos de violência contra seres indefesos, ainda em formação, que aprendem, assim, que a violência é uma reposta válida, sancionada e aceita pela sociedade.

CMDCA Lençóis Paulista - Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente

Desenvolvido por Zum