Lençóis Paulista, 09 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / BMOL é selecionada em dois editais do Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB)
11/04/2024 11h26

BMOL é selecionada em dois editais do Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB)

Na foto, imagem da fachada da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa

Lençóis Paulista vai receber a 16ª edição do Programa Viagem Literária e sediar Capacitações Presenciais do SisEB neste ano. As cidades contempladas foram divulgadas pelo SisEB no dia 22 de março e Lençóis foi contemplado nos dois editais.

O primeiro edital foi para receber a 16ª edição do Programa Viagem Literária, edição 2024. O programa inclui ações de formação, mediação e de incentivo à cultura, à biblioteca, à leitura e à literatura, como contações de histórias, encontros com escritoras e escritores, oficinas, entre outros eventos presenciais e/ou virtuais a serem realizados em bibliotecas públicas municipais e estaduais neste ano.

Foram selecionadas 65 cidades para receber o programa neste ano. Vale lembrar que Lençóis Paulista é uma das poucas cidades que participam ininterruptamente do programa desde a primeira edição (2008).

O segundo edital é para Sediar as Capacitações Presenciais do SisEB em 2024. Neste edital a BMOL ficou entre as sete cidades contempladas, tendo concorrido com outras 64 cidades inscritas.

Este edital prevê a realização de capacitações presenciais, para estimular o desenvolvimento pessoal e técnico de bibliotecários e profissionais do setor. Os temas são voltados ao aprimoramento profissional das equipes de biblioteca e abrangem mediação de leitura, serviços especializados, programação cultural, atendimento e técnicas bibliográficas, promover a melhoria da eficiência das equipes que atuam nas bibliotecas integrantes do SisEB, visando o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados e a satisfação da comunidade usuária.

Em ambos os editais, há uma série de requisitos que são considerados, entre os mais importantes:

• Realizar serviços e programas de mediação de leitura para atender a comunidade local; • Dias e horários de funcionamento; • Possuir banheiros e demais adaptações físicas para o atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; • Localização da biblioteca dentro do município (facilidade de acesso, segurança, etc.); • Número de habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município; • Participação da(s) equipe(s) da(s) biblioteca(s) do município nas ações realizadas pelo SisEB e pela SP Leituras (capacitações, cursos e Seminário Internacional Biblioteca Viva) em 2023; • Análise de desempenho e cumprimento das contrapartidas obrigatórias do edital de 2023 (para bibliotecas parceiras); • Atendimento aos requisitos e comprometimento com as contrapartidas do edital de 2024; • Cadastro dos dados de 2023 da unidade na plataforma Bibliotecas Paulistas. • Participação da equipe nas ações do SisEB em 2023 (capacitações e Seminário Internacional Biblioteca Viva); • Localização geográfica do município em sua região.

As oficinas das Capacitações Presenciais do SisEB terão início no mês de junho e seguem até outubro, sendo em sua maioria, abertas ao público em geral. As datas e formas de inscrição serão divulgadas em momento oportuno em nossas redes sociais. O secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha, lembrou que “Lençóis Paulista sempre foi muito bem avaliada nos critérios estabelecidos para sua aprovação em editais do SisEB. Além da receptividade, trabalho de divulgação, formação do público, disponibilizamos toda a estrutura e as condições técnicas para a realização das atividades. São investimentos realizados pelo Governo Municipal estimulando os novos leitores. Conseguimos viabilizar a vinda das oficinas presenciais graças a execução de obras na BMOL e instalação de dispositivos de acessibilidade em todas as dependências. Quero agradecer e destacar de forma especial, o envolvimento e o trabalho desenvolvido pelos servidores da BMOL e pela bibliotecária Silviane que acompanhou todas as etapas do processo, para que pudéssemos ser contemplados com os dois editais”.