Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente retoma tour educativa com alunos dos quartos anos da rede municipal
11/03/2024 10h51

Alunos dos quartos anos aprendem sobre preservação dos recursos naturais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente retomou as atividades presenciais de educação ambiental neste mês de março. As visitas monitoradas são realizadas por meio de integração entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e SAAE, e envolvem crianças dos quartos anos do ensino fundamental da rede municipal, compreendendo os programas "Aprendendo com a Natureza" no Parque Paradão; "Água para a Vida Toda", SAAE e Jardim Sensorial e Zoo de Esculturas, Parque do Povo.

Os roteiros do programa de educação ambiental, trabalhados com professores e alunos dos 4º anos, incluem visitas ao Parque do Paradão, ETA (Estação de Tratamento de Água) e Nascente Modelo. Quem conduz as visitas é o interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena de Souza. As crianças aprendem sobre temas como história e importância do Rio Lençóis, biodiversidade e também sobre gestão de resíduos sólidos com enfoque no programa "Coleta Certa".

Os grupos ainda recebem orientações de cuidados com o lixo gerado, sobretudo do programa Coleta Certa com a disposição dos contentores verdes (recicláveis) e azuis (não recicláveis) e uso correto desta estrutura fundamental. No entanto, a educação ambiental se faz primordial e a atitude individual de cada cidadão. Ao visitarem o SAAE, aprendem sobre as fontes de abastecimento de água (superficial e subterrânea) e o químico, Douglas Braz, explica as fases do tratamento, desde a captação até a distribuição.

Essas ações estão previstas na Lei Municipal nº4989/2017, que institui o Programa Municipal de Educação Ambiental. As ações com os 4º anos estão programadas a partir de março (mês da água, 22/03 - Dia Mundial da Água) e prosseguem até o final de junho (mês do meio ambiente, 05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente). A participação desta faixa etária de alunos é definida pela Comissão Municipal de Educação Ambiental, e os conteúdos estão atrelados ao conteúdo da apostila, de modo transversal e interdisciplinar.

As escolas municipais também apoiam ações importantes como o programa "Quando Acaba a Pilha", para destinação de pilhas e baterias, e também o "Coletar para Transformar" para destinação do óleo de cozinha usado, além de trabalhos pedagógicos com educação ambiental sobre diferentes temas e abordagens, de acordo com a faixa etária dos alunos.