Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cidade 10 passa a receber denúncia sobre descarte irregular de restos de construção
07/03/2024 16h58

O Programa Cidade 10 passou a ter em sua relação de denúncias um novo item: “descarte irregular de restos de construção”. A partir de agora os munícipes poderão fazer reclamações sobre entulhos de obras jogados em calçadas, ruas, terrenos e áreas verdes, por exemplo.

Desde que foi lançado, em 2018, foram 12.865 chamados atendidos, relativos a reclamações como mato alto, luzes acesas durante o dia, vazamento de água, buracos em ruas e avenidas, entre outros (veja relação completa no final do texto). Em quase seis anos em atividade, o programa ampliou a lista de problemas e reclamação que pode ser enviados pelo canal.

“Eu sempre gosto de lembrar que um dos principais benefícios do Cidade 10, além de abrir um canal direto de comunicação com os lençoenses, é ser aprimorado dia a dia, de acordo com as demandas da cidade. Já incluímos contentores com mau cheiro, veículos abandonados e agora estamos adicionando o item “descarte irregular dos restos da construção civil” na lista de reclamações, o que também vai colaborar com o trabalho de manutenção e limpeza da cidade, desempenhado pelas equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras”, avalia o prefeito Anderson Prado.

No caso de restos de construção civil descartados na calçada, o responsável pelo imóvel é notificado pela Secretaria de Obras a fazer a retirada. No caso de terrenos sem construção, a notificação é feita pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A SAMA também realiza a limpeza em áreas verdes.

COMO UTILIZAR O CIDADE 10

Para enviar uma reclamação ao Cidade 10, é necessário cadastrar em seu celular o número do Cidade 10 que é o 3269 7010, como você costuma cadastrar um novo contato de WhatsApp. Depois, basta entrar no aplicativo de mensagem, procurar na lista de contatos o Cidade 10 e mandar sua mensagem.

Além da descrição do problema ou ocorrência, o cidadão deverá mandar uma foto e seu endereço ou localização GPS, que o próprio WhatsApp oferece. Depois de abrir um chamado, sua reclamação será cadastrada num sistema interno, que foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação especialmente para o programa, e que vai distribuir a demanda para o setor responsável por verificar e solucionar o problema. Assim que a demanda for cadastrada, o cidadão receberá um número do protocolo e uma data para a resolução. Com esse número em mãos, ele pode acessar o endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br/cidade10 e verificar o andamento de sua solicitação.