Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Novos conselheiros tutelares tomam posse
12/01/2024 10h51

Novos conselheiros tutelares tomam posse

Conselheiros eleitos para o mandato 2024-2028

A posse dos conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2024-2028 aconteceu na quarta-feira 10, no auditório da Secretaria de Educação. A cerimônia teve a presença do prefeito Anderson Prado, da presidente do CMDCA, Laiz de Souza, do secretário de Educação, Railson Rodrigues, como anfitrião, e do secretário de Assistência Social Ney Góes. O vereador Glauco Temer Feres representou o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.

Diego Donisete Coelho Gomes, Yeda Maria do Nascimento Vieira, Ivanise Gorgonio, Joel Rogério de Carvalho e Maria Angelina Romani Malagi foram eleitos no pleito realizado no dia 1º de outubro de 2023.

Também estiveram no evento os vereadores Rômulo Paulon Pegolo e Valdivino Miguel Barbosa. O diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, os secretários de Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto Pafetti Fantini e de Motomecanização, Chico Naves, o comandante da Guarda Civil Municipal, Tenente Marcelo de Azevedo Silva, o comandante da 5ª Cia de Polícia Militar, capitão Élcio Alves Torres e do subcomandante Eder Franco Brandão, e da Cabo PM Lúcia da Silva Pires, instrutora do Proerd, José Hilton de Lima, representando o Conselho de Pastores, Débora Gonçalves, analista de Responsabilidade Social Corporativa da Lwart Soluções Ambientais, além de amigos e familiares dos conselheiros tutelares e servidores públicos de diversas áreas.

“É com alegria que me dirijo a cada novo membro do Conselho e a cada familiar presente. Eu não direi que o trabalho é fácil, porque não é. Além de boa sorte, quero desejar fé, esperança e muita vontade. Os desafios são imensos. Mas também devo lembrá-los que Lençóis Paulista tem uma rede de proteção que é exemplo, que trata com técnica, mas também com amor. Vocês são eleitos de uma maneira tão digna e democrática, como muitas autoridades, como o prefeito, os vereadores, deputados, governadores, presidentes. São escolha legítima do povo. E o Conselho Tutelar é uma ferramenta de defesa que, muitas vezes, o próprio cidadão desconhece a sua importância. Eu espero que vocês trabalhem com afinco e determinação, com técnica e respeitando a legislação. E que sobretudo, trabalhem com esperança, porque é isso que move o mundo. Desejo a todos uma jornada profícua e de muito amor”, desejou o prefeito Anderson Prado.

A eleição para o Conselho Tutelar é realizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Justiça Eleitoral e da Prefeitura Municipal. O Conselho Tutelar é um órgão colegiado público municipal, permanente, autônomo e não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, tendo a sua origem no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“As pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre como o Conselho Tutelar, dentro de uma rede de proteção, dentro do direito das crianças e adolescentes, é fundamental. Então, para vocês que estão chegando, sintam e entendam essa importância que vocês têm para o futuro dessas crianças e adolescentes. E nós sempre falamos que as crianças e adolescentes são o futuro. Mas se não olharmos para eles hoje, as necessidades que têm hoje, os direitos que precisam acessar para proteção, não vamos ter esse futuro. E são vocês, que estão à frente do Conselho Tutelar, que vão conseguir com que esses direitos sejam efetivados. Receber vocês hoje aqui é um prazer para todos nós. Sejam muito bem-vindos!”, reforçou a presidente do CMDCA, Laiz de Souza.

“Os conselheiros são responsáveis por proteger as crianças e adolescentes e incentivar as políticas públicas nesse sentido. Nós, da Assistência Social, estamos ligados ao Conselho Tutelar administrativamente, através do CMDCA, e sabemos o quanto é árduo esse trabalho de proteção e prevenção. Eu espero que a gestão de vocês seja bem-sucedida e que nossa parceria seja muito bem estabelecida, para atendermos as demandas. Parabenizo a todos e desejo que tenham sucesso neste mandato”, destacou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

“Para mim é uma alegria participar desse ato de posse. Como todos sabemos o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, cuja principal função é zelar pelos direitos das nossas crianças, jovens e adolescentes e vocês foram escolhidos pela sociedade para realizar essa defesa. É uma tarefa árdua, difícil. Mas com o Poder Público, seja o Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, terão amplas condições para desempenhar suas funções. Lençóis Paulista está em boas mãos. E lembrem que essa defesa da nossa criança, do nosso adolescente, seja feita junto à comunidade, para que criem uma relação de confiança. Meus parabéns”, disse o vereador Glauco Temer Feres.